Sobre a postura do cadáver


Sobre a postura do cadáver (Shavásana)
IMG_0598
O que é Shavasana e por que é importante?

Shavasana é uma postura do yoga usada no início, no final ou entre outras posturas durante as aulas de ioga.

A palavra Shavasana vem do sânscrito “sava” (cadáver) e “asana” (postura), e muitas pessoas que praticam ioga simplesmente chamam-na de Postura do Cadáver.

Eu chamo isso de postura de relaxamento.Embora a associação com a morte possa ser um tanto perturbadora no início, Savasana é uma postura maravilhosa para relaxar e refrescar a unidade Corpo-Mente, depois da intensidade de uma prática de yoga. É muito eficaz para reduzir o estresse e tensão. O maior perigo da Savasana é o risco de relaxar um pouco demais e adormecer.
Se isso acontecer com você, não se preocupe, é muito comum! Se isso já aconteceu com você, ou se você achar que está sonolento durante postura, tente aumentar levemente a velocidade e profundidade da sua respiração.
Como fazer Savasana
Se você nunca fez antes essa postura e gostaria de experimentá-la, aqui estão algumas instruções simples:

Deite-se de costas em um lugar confortável e tranquilo. Verifique se você está adequadamente vestida.
Abra os seus braços e pernas afastando-os 45 graus do lado de seu corpo de uma forma descontraída. Incline a cabeça ligeiramente para trás para que ela descanse confortavelmente.
Se você não se sentir confortável deitado, tente colocar uma almofada ou cobertores sob a região lombar e/ou joelhos.

Quando estiver pronto, feche os olhos e respire profundamente, inspirando e expirando confortavelmente. Permita que seu corpo inteiro se torne macio e pesado enquanto ele relaxa no chão.

Preste atenção no seu corpo inteiro, começando n topo de sua cabeça e seguindo seu caminho até os dedos dos pés.
Você percebe alguma tensão ou firmeza? Conscientemente relaxe essas áreas enquanto você continua a respirar e derreter no chão.

Permita que seu corpo se aprofunde mais e mais no relaxamento. (Se você está iniciando, pratique apenas por cinco minutos. Com o tempo você pode aumentar a duração e também a profundidade do relaxamento)

Quando você estiver pronto para sair da postura, lentamente comece a mexer os dedos das mãos e pés, alongamento e se movendo lenta e confortavelmente.

Lentamente vire para o lado direito se enrolando na posição fetal, descanse aí por um minuto, em seguida, quando sentir-se bem, chegue a posição sentada.

Quando você está relaxado, calmo, e em posição de repouso, o corpo normalmente entra em um estado de tranquilidade. Neste estado físico, as células são desintoxicadas e têm a oportunidade de se auto-regular.

Shavasana é uma excelente maneira para induzir o corpo a um estado de relaxamento. Você vai descobrir que quando pratica a postura Shavasana, vai sentir-se revigorado e renovado em muitos níveis.
Boa prática!!!

www.facebook.com/corpoinconsciencia

Observe a respiração. Articule-se!

 

Anúncios