Baunilha


Baunilha

Da série “A comida importa”, os poderes da Baunilha

Baunilha (Vanilla fragrans) recebe o nome de vainilla espanhol que significa “pequena vagem”, porque se trata de um favo fino, contendo sementes de vagens de uma planta de orquídea tropical comestível. Possuindo um dos sabores mais atraentes do mundo, é o tempero mais caro do mundo, depois de açafrão e do cardamomo. Ele também está entre os mais populares – 10.000 toneladas por ano – não é suficiente para satisfazer a demanda, razão pela qual a imitação da baunilha tornou-se uma necessidade de mercado, embora sem a potência do matéria prima.

A orquídea é uma flor muito sensual e tem uma reputação antiga para o romance melhorar. Assim, baunilha foi frequentemente recomendada como um tônico para a fertilidade, virilidade e para aromatizar perfumes, charutos e licores.
Nativa do México, os astecas tem um tratado sobre seu efeito medicinal, prescrito para a histeria e depressão (“problemas das mulheres” assim chamados), bem como para os pacientes que tossem sangue. Na Europa do século 18 era popular como estimulante nervoso. Textos do século 19, de médicos americanos, elogiaram seus poderes para “animar o cérebro, … aumentar a energia muscular, e estimular as energias sexuais.”

Hoje em dia, especialmente nas duas últimas décadas, a baunilha tem sido objecto de muita investigação científica porque suas sementes contêm mais de 200 fitonutrientes – compostos bioactivos de plantas que tenham potencial de cura para muitas condições.
Seu constituinte mais estudado, a vanilina, produz uma fragrância suave, e tem se mostrado promissora no tratamento do câncer e anemia falciforme.
Fiel à sua herança ancestral, o tempero também provou capacidade afrodisíaca – no tratamento de impotência sexual, frigidez, disfunção erétil e perda da libido – e é valorizada como um antidepressivo, anti-inflamatório e por seu efeito relaxante e calmante geral sobre o cérebro e os nervos, alívio da ansiedade e raiva.

http://www.facebook.com/corpoinconsciencia
Observe a respiração.
Articule sua mente

Anúncios