Ansiedade


Ansiedade

“…Fisiologia da Ansiedade

Tensão -> Glândula Adrenal libera adrenalina e cortisol -> Ansiedade

A ansiedade passa a ser chamada de patológica ou ansiedade crônica quando é desproporcional a situação que a desencadeia, ou quando não existe um objeto específico ao qual se direcione. Podemos dizer que já não se trata de uma reação normal e a pessoa se torna mais vulnerável a sentir mais ansiedade e desenvolver outras doenças;

A causa exata da ansiedade não é conhecida. Hoje sabe-se muito sobre stress e ansiedade, tanto do ponto de vista comportamental quanto neuroquímico, mas pouco se sabe ainda sobre seu aspecto principal ou primordial ou seja, seu estímulo desencadeador. É por aí onde tudo começa, ou seja, todas as reações orgânicas, as atitudes, emoções, comportamentos, alterações químicas fisiológicas, etc; Tudo começa a partir do tal estímulo. Estímulo esse que tem forte componente subjetivo.

Apresentação sintomática predominante nos Transtorno de Ansiedade:

Ansiedade Generalizada – Se houver predomínio de ansiedade ou preocupação excessivas com diversos eventos ou atividades na apresentação clínica.

Ataques de Pânico – Se houver predomínio de Ataques de Pânico na apresentação clínica.

Sintomas Obsessivo-Compulsivos – Se houver predomínio de obsessões ou compulsões na apresentação clínica.

Para ajudar nos sintomas da ansiedade é interessante que a prática do Yoga seja direcionada e individual objetivando uma melhora integral, ou seja, atingir uma melhora espiritual, psicológica e fisiológica. A proposta é se utilizar de forma inteligente e ampla, dos 8 passos de Patanjali (Ashtanga Yoga): Yamas, Nyamas, Asanas, Pranayamas, Pratyahara, Dharana , Dhyana e Samadhi; aplicar a meditação, os asanas e pranayamas, os estudos das escrituras, e etc considerando e respeitando as diferenças de idade, saúde física, saúde mental e cultura , procurando uma adaptação entre necessidades pessoais e as técnicas tradicionais do Yoga.

“ O Yoga já está sendo aceito como auxiliar no tratamento de distúrbios de ansiedade. Estão disponíveis pesquisas comprovando seus benefícios” Christian Komor – Especialista em distúrbios obssessivos compulsivos – OCD Recovery Center of América

Atualmente, os profissionais da saúde e psicólogos (principalmente nos USA) recomendam uma “mistura” entre Programa de Yoga Consciente ( meditação, asanas e respiração) + terapia cognitiva comportamental para os casos de ansiedade crônica.

A prática do Yoga aumenta a capacidade de estarmos conscientes dos nossos próprios pensamentos, e de como eles vem e vão; Observamos os pensamentos mas não os buscamos ou os retemos. Os especialistas atentam para a relação da prática do Yoga com a maneira como lidamos com nossas preocupações. Em vez de brigarmos com nós mesmos quando as preocupações invadem nossos pensamentos, tentamos fazer o oposto: pensamos nas preocupações como persuasivos negativos…”

Do livro:
UMA VISÃO AYURVEDICA DA MENTE ,
A cura da consciência – DR DAVID FRAWLEY

Observe a respiração
Articule sua mente
http://www.facebook.com/corpoinconsciencia

Anúncios