A alquimia da cozinha


Temperos e alquimia

A nutrição ayurveda recomenda ter todos os seis sabores: doce, azedo, salgado, picante, amargo e adstringente – em cada refeição. Cada sabor tem uma relação íntima com os doshas e equilíbrio pessoal: o sabor doce ou madhura é um construtor dos tecidos que são formados a partir de terra e água. Assim, substâncias doces reforçam Kapha.

Uma sobrecarga de doces, por outro lado, pode criar um desequilíbrio de Kapha, que precisa ser corrigido com sabores picantes, amargos e adstringentes e alimentos quentes.
Os sabores salgado, azedo e picante fortalecem Pitta. Isto é, eles reforçam todas as funções associadas com um aumento da temperatura: processos metabólicos, por exemplo. Um excesso destes sabores, no entanto, agrava Pitta e precisa equilibrar com doces, alimentos de esfriamento.

Os sabores picante, amargo e adstringente aumentam Vata e todos os fenômenos a ver com o movimento, a penetração e a limpeza de canais. Se você precisa pacificar Vata, você deve se concentrar nos sabores doce, ácido e salgado e comer alimentos mais quentes.

Esta análise de gosto e de suas propriedades foi feita ao longo de séculos através de observações pelos antigos curandeiros ayurvédicos há muitos milênios atrás, mas eles continuam fazendo sentido atualmente.Cada sabor é associado com determinadas substâncias químicas que seu corpo precisa:

• Doce: hidratos de carbono, açúcares, gorduras, aminoácidos
• Ácido: ácidos orgânicos
• Salgados: sais
• Picante: óleos voláteis
• Picantes: alcalóides, glicosídeos
• Adstringente: tanino

No entanto, na correria do dia-a-dia, a maioria de nós tende a comer a rapidamente, pegamos um sanduíche aqui ou uma bebida lá.
Como, então, você pode ter certeza de obter todos os seis sabores no seu prato todos os dias?

As masalas, misturas precisas de especiarias e condimentos que foram preparados para equilibrar Vata, Pitta e Kapha, podem ajudar. Tudo o que você precisa fazer é usa-lás em suas sopas, saladas e outros alimentos preparados na mesa. Ou frite-os em uma pequena quantidade de Ghee e, em seguida, adicione nos legumes cozidos ou sopas.

Ou você pode tomar chás de ervas para manter o equilíbrio pessoal com o Vata, Pitta e Kapha. É muito simples!
As masalas específicas para cada dosha você pode encontrar no site: Kit Detox Ayurvédico.

Por Carolina Sá
Do Gourmet Coletivo

Observe sua respiração
Articule a mente

Anúncios