Autorizando o Corpo


cobra

Abrir o cérebro
Abrir o corpo
Para que o que deve circular,  circule
Para o que deve unir-se, se una
Para que o que está mudo, expresse-se

Viver o mistério
Explicar o que é possível
Inventar uma linguagem
Ouvir as mensagens
Olhar. Olhar-se.
Para viver,

Cristina Suarez

O que é?
É um conjunto de técnicas que vieram se formando através do tempo, como uma alternativa para as pessoas que desanimaram com a proposta social de saúde. Pessoas notáveis trilharam esse caminho desde o início dos tempo. O Yoga, eu diria que é a mãe da antiginástica, da Técnica de Alexander, Eutonia, e mais. Ocidentalizamos, a visão de corpo e aprendemos muito com toda essa experiência, enquanto indivíduos e dentro da história do Corpo.

Benefícios
A prática continuada dos exercícios propostos, certamente, vai estimular uma relação muito melhor com o próprio corpo. Em outras palavras, a prática vai te conscientizando dos motivos pelos quais nosso corpo tensiona, dói e adoece, em geral, pela forma mecanicista e inconsciente com que lidamos com ele em nossa vida diária.

Reflexão
Vivemos num mundo onde a mente suprime o corpo de uma forma tão eficaz, que raramente descansamos quando estamos cansados, comemos quando temos fome e até nossas necessidades fisiológicas são adiadas (ou suprimidas) em prol do relógio externo, inorgânico e desumano, pelo qual nossa sociedade é guiada.
Trocamos nosso prazer pela diversão, que é a fala do corpo, da respiração e da satisfação de nossos mais legítimos, íntimos e simples desejos. Acabamos por nos perder de nosso desejo de tanto que ele fica suprimido em algum lugar de nosso corpo e mente. Essa diversão está tão somente relacionada com nossa mente condicionada, que exige do ser humano a anestesia a favor do crescimento social.

O divertimento nos faz esquecer os problemas e tensões por algum tempo, mas somente o verdadeiro contato com a rigidez do corpo e a consequente recuperação da capacidade de prazer, pode resgatar a dignidade humana e nos tornar em soberanas de nossas vidas.

Para quem?
Se você pode andar, você pode dançar, se você pode respirar, você pode cantar.
São todos bem vindos a entrar nessa aventura de autorizar e validar o corpo.

 

Inscreva-se para as práticas corporais em grupo no Rio de Janeiro. Clique  aqui.
Planeje-se, colocando seu bem estar e saúde em primeiro lugar.

CorpoInConsciencia
Faça-se uma gentileza
Observe sua respiração
Articule a mente

Anúncios