O Corpo e a Palavra


Carmem Dametto

“O terapeuta que se propõe a um trabalho honesto e consciente, permanece vigilante, em constante autocrítica e intercâmbio crítico com o seu grupo de confiança. É este comportamento que leva a evoluir a superar as grandes dificuldades da relação terapeuta-paciente-grupo.”
Carmem Dametto em – Loucura: Mitos e realidade.
 Os livros da Dra. Carmem Dametto são de leitura fundamental para todos os profissionais da área psiquiátrica, psicanalítica e também aos leigos que buscam compreender melhor a complexidade do comportamento humano, a loucura, a depressão, o medo e os vícios. A simples leitura da obra de Carmem Dametto pode curar, aqueles que buscam na sofreguidão do sofrimento uma luz para o entendimento de si mesmo e do que acontece ao redor.

Quando li o primeiro livro “Loucura: Mito e Realidade, foi como se abrisse um portal de infinitas possibilidades. Me amenizou a culpa e daí fez nascer uma sensação de perdão, especialmente o auto-perdão.

Quando não posso fazer terapia presencial, minha busca se resume aos livros e ao conhecimento disponível na internet. Depois de 53 anos de busca, encontrei nesse livro de poucas páginas, mais que informação, encontrei uma pessoa lúcida, me emprestando temporariamente essa lucidez para um novo olhar sobre mim mesma e minha vida.

Minha gratidão é eterna a essa pessoa tão amorosa e simples, embora sua obra me fale de uma profissional de alto gabarito, que revoluciona com suas palavras conceitos e preconceitos, desconstruindo o velho e despertando a consciência total para o Novo que há em mim.

Lembro-me de um belo dia, numa crise terrível de dor, eu procurei e fiz de tudo para aliviar meu sofrimento, mas parecia que havia chegado meu momento derradeiro, quando me deparei com suas palavras. Aos terminar, estava exaltante e havia esquecido totalmente a dor que antes sentia. Esse evento, que jamais esquecerei, me provou a força da palavra no corpo e sua fisiologia.

Portanto, recomendo às consciências amigas, a leitura atenta dessa obra sobre como lidamos com nosso inconsciente, que tanto me ajuda.

Observe sua respiração
Articule a mente
Sandra Moreira De Almeida

 

Anúncios