Envelhecimento Saudável


Graças a evolução da Medicina e principalmente nas últimas décadas com as pesquisas feitas em Medicina Ortomolecular, os estudos genéticos, bioquímicos e a Biologia Molecular, a vida média do ser humano teve um aumento significativo, mas mesmo assim nós ainda temos diversas barreiras a ultrapassar e ainda buscamos o corpo, a pele, os cabelos perfeitos de um jovem no corpo cronológico que não é aquele que nossa mente deseja.
.

Antes de qualquer coisa, temos de lembrar que o corpo humano está sempre em mutação. Nos desenvolvemos a partir de umaúnica célula, no momento da concepção até transformarmos, na idade adulta, em um organismocomposto por milhões de células. A puberdade transforma as crianças em adultos. Na idade adulta ocorre uma fase de estabilidade, com poucas transformações. Mesmo assim a todo instante os tecidos estão sendo reparados e regenerados, os níveis de diversos hormônios se alteram, alguns se mantendo outros, a partir de determinadas idades vão se reduzindo e conforme o indivíduo envelhece ocorrem alterações físicas e mentais, sem implicar contudo na perda de saúde ou vitalidade. Manter-se saudável na velhice já é uma preocupação mundial, conforme o Centro de Informações de Saúde das Nações Unidas, que demonstra que entre 1960 e 1980 a expectativa de vida aumentou em todo o mundo e, no Brasil esse aumento foi de 8 anos, o que é bem grande considerando-se os baixos níveis de vida até a década de 1940.Na idade média, encontra-se relatos de filtros, poções mágicas e diversos expedientes para manter a beleza física mesmo com o envelhecimento cronológico. Surgem os alquimistas em sua busca pela imortalidade, o ser humano perfeito, eterno e sempre jovem. Há poucos séculos atrás Ponce de León acabou enlouquecendo na busca da a “Fonte da Juventude“. Entretanto, toda essa busca sempre foi inútil da maneira que queriam, ou seja, a vida eterna em um corpo jovem.
.Vamos todos os dias olhar para nosso dia a dia e transformar nosso cotidiano em vitalidade, cuidando não só do corpo mas fazendo a alma cantarolar e assim seguimos mais leves sentindo a felicidade independente da idade.

Bailarina, Gerontóloga, Terapeuta Corporal, certificada pelo ThetaHealing Institute Of Knowledge® (THInK®- EUA), tendo reconhecimento internacional. 

Skype monica.pimenta47

Imagem

 

 

Anúncios