Dicas da Primavera


natureza-flores-primavera-wallpaper

Se você não fez a “faxina” do inverno, se não se permitiu olhar para dentro e reavaliar sua realidade, este é o momento de fazê-lo, pois ajuda a equilibrá-lo

Lembre-se: a semente se enraíza em solo propício, e isto implica em organização também!

Jogar fora o que não serve mais, reorganizar velhos papéis, organizar sua rotina de maneira mais adequada, preparar a terra para receber as novas sementes, enfim, isso ajuda a recompor o equilíbrio de cada um.

Dicas que lhe serão úteis para você praticar durante a primavera e com isso, obter bem estar como um todo.

Adquira flexibilidade e força; realize Ásanas diariamente.

Faz com que nos tornemos pessoas fortes e capazes de gerar novos projetos e passar diante dos obstáculos do cotidiano, sem nos dobrar a ponto de quebrar,

Harmonize se com a própria essência; aprecie o silêncio, ouça,medite e pratique o bem.

O auto estudo, a reflexão, a dedicação e a entrega significam dar condição as raízes sólidas com propósitos éticos coerentes e eficazes sem a necessidade de rigidez ou fraqueza!

Harmonize e tranquilize as emoções; é olhar um pouco para o próprio enraizamento, olhar para os projetos de vida engavetados ainda, verificar o que necessita de renovação e ainda verificar se há permissão para deixar o novo entrar.

Quando as emoções estão em desequilíbrio, podemos ter certa dificuldade em controlar a raiva, sentindo-nos irritados com tudo e com todos, gerando um mau humor constante e fortes tendências a expressar-se agressivamente.

É o fígado, o qual por sua vez, tem como emoção associada a raiva e o julgamento. Esta é uma tendência típica da estação, ao qual devemos prestar atenção, evitando entrar em discussões desnecessárias, desenvolvendo paciência e calma em tudo e com todos!

Isto passa na medida em que nos sintonizamos com nosso interior e deixamos que as novas energias entrem e assumam o comando de nossas ações.

Cuide da alimentação; de preferência por alimentos mais leves que não sobrecarreguem o fígado.
As folhas – especialmente as verde-escuras, como agrião, rúcula, almeirão e escarola, frutas vermelhas tonificam o fígado e devem ser usadas em todas as refeições.

Diminuir a ingestão de álcool, gorduras, comidas com sabores doces (açúcares, mel,etc) e carboidratos, já que nos fartamos deles no inverno! O momento é de desintoxicação!

Um bom suco de frutas com folhas podem ser uma ótima saída!
Para quem gosta de chás, o próprio chá de hortelã é uma boa pedida, uma vez que é digestivo e refrescante! Você ainda pode optar por chá verde após as refeições.
Dente de Leão pode ser considerado um bom chá da primavera, pois além de ser uma planta abundante durante a primavera, é digestivo e levemente laxativo, aumenta a produção de biles e facilita a digestão das gorduras, sendo ainda um diurético de ação leve.

É considerado depurativo e é indicado após abusos alimentares. Uma a duas xícaras ao dia é suficiente.

Exercício com moderação; é necessário se preocupar um pouco mais com o aquecimento e alongamento antes dos movimentos, já que tendões e músculos estarão mais sensíveis nesta época.

Os ventos de primavera, assim como as mudanças bruscas de temperatura (tão comuns nesta época do ano), são nocivas ao corpo, podendo acarretar contraturas musculares, estiramentos, pancadas, torcicolos, dores na coluna, pinçamentos e câimbras.

·       Passeie muito ao ar livre

·       Abra-se para as amizades

·       Cheire flores,

·       Ouça o canto dos pássaros,

·       Busque a natureza fora e dentro de você: ela está irradiando vida.

·       Cuide de seu jardim

Flores que se destacam na primavera: rosa, girassol, margaridinha, orquídea, jasmim, hortênsia, helicônia, alamanda, clívia, gérbera, hibisco, gazânia, jasmim-estrela, lágrima-de-cristo, boca-de-leão, crisântemo, frésia, estefânia, narciso, violeta, dedaleira e muitas que aqui não foram citadas.

Fonte: http://www.atha-yoga.com.br

Observe sua respiração
Articule a Mente

Sandra Moreira De Almeida

AulasGloriaCartaz

Anúncios